InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Sobre os Deuses, pontos fortes e fracos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Narrador
Admin
avatar

Mensagens : 95
Data de inscrição : 19/09/2010

MensagemAssunto: Sobre os Deuses, pontos fortes e fracos   Ter Set 28, 2010 1:15 pm

As divindades estão presentes nas duas obras de Homero. É interessante conhecer os hábitos, características e costumes divinos.

Homero nos transporta ao Olimpo (morada divina), e nos faz viver o cotidiano dos Imortais com tal riqueza de detalhes, que o leitor chega a se perguntar: "Será que estes deuses existem mesmo?".

Segundo Homero, são algumas características dos deuses:
Antropomórficosalguns são forças da natureza nascem, porém não morrem nem envelhecem podem assumir a forma de um humano para de disfarçar têm os defeitos humanos se machucam e sentem dor ditam o destino do mundo mortal.

Há uma relação muito grande entre homens e deuses. Eles podem ter filhos em comum (semideuses), conversam constantemente e suas preocupações podem tornar-se comuns.

O interesse de um deus (ou deuses) por algum mortal é sinal de superioridade deste. Este interesse, às vezes, faz com que o deus protetor entre em atrito com outros deuses, ou até mesmo com o pai Zeus.

Quanto à diferente atuação dos deuses nas obras, pode-se dizer:
na Ilíada: os deuses estão constantemente presentes, têm bastante contato com os homens (conversas, personificações, avisos etc.) e para alcançar seus objetivos os deuses, por vezes, enganam os homens.

Na Odisséia: os deuses estão mais distanciados dos homens, tentam impor aos mortais regras de moral e não os enganam para conseguir seus objetivos.

Deuses Primordiais
Os gregos não acreditavam que o universo tivesse sido criado pelos deuses, e sim exatamente o contrário. Antes de existirem os deuses, o Céu e a Terra haviam sido formados e foram eles os primeiros pais dos deuses. Nasceram, então, os Titãs e depois vieram os deuses, os netos.

Os deuses gregos são divididos em vários grupos. O mais antigo é o dos Titãs, liderado por Crono. Entretanto, o grupo mais conhecido é o dos deuses do Olimpo.

Titãs
Chamados de deuses antigos, foram os seres supremos do universo durante um tempo incalculável. Eram enormes e tinham força inacreditável. Havia muitos deles, mas só alguns apareceram nas histórias da mitologia.
O Titã mais importante foi Crono. Dominou os outros titãs até que Zeus, seu filho, destronou-o e tomou o poder.

Outros titãs de destaque foram:
Atlas - que trazia nos ombros a abóbada celeste. Também conhecido como Atlante.
Filho do Titã Japeto e de Climene, irmão de Prometeu.
É um gigante imenso que caminha pelas águas. Posiciona-se nas extremidades da Terra, ao nascer ou ao pôr-do-sol, e sustenta o céu sobre seus ombros.

Oceano -O rio, que conforme se imaginava, envolvia a Terra.
Filho de Urano e Géia, era a divindade do mar.
Antigamente era imaginado com um imenso rio que circundava todo o mundo e originava todas as águas.

Prometeu - Que foi o salvador da humanidade. Prometeu é um Titã e irmão de Atlas. Ambos defenderam o Homem quando Zeus quis destruí-lo e atraíram sobre si a cólera divina.

Prometeu e Pandora
Homens e deuses costumavam comer juntos. Prometeu matou um boi, dividiu-o em duas porções e pediu a Zeus que escolhesse uma. Ele escolheu a maior, mas esta se compunha apenas de ossos escondidos em gordura. A partir de então, isso foi tudo o que os deuses receberam nos sacrifícios que lhes eram destinados.

Encolerizado, Zeus tirou o fogo dos homens. Prometeu subiu ao céu e roubou-o, escondendo-o no interior do caule de um funcho gigantesco. Este funcho foi carregado ardendo em chamas pelos homens durante muito tempo, fato este que deixou Zeus ainda mais zangado.

O deus furioso ordenou a Hefesto que criasse uma figura de barro e chamou-lhe "mulher". As deusas deram-lhe todas as graças e atribuíram a ela o nome Pandora (toda mimos). Epimeteu (irmão de Prometeu) foi presenteado por Zeus, recebendo Pandora.

Os irmãos Prometeu e Epimeteu haviam recebido de Zeus uma jarra e a recomendação de nunca abrirem-na. Esta jarra encerrava em si mesma todos os males do mundo. Pandora, com sua curiosidade, abriu-a e todos os males escaparam antes que ela pudesse fechar a jarra novamente. Só ficou a Esperança presa debaixo da borda, bênção mista, pois a Esperança freqüentemente seduz os homens e os leva à destruição.

Castigo de Prometeu
Zeus queria tiram um segredo de Prometeu que lhe asseguraria para sempre o lugar de senhor dos deuses e dos homens. Para isso acorrentou-o a uma rocha no Cáucaso. Lá, todos os dias, ia uma águia roer-lhe o fígado. Durante a noite o fígado se reconstituía para nova tortura do dia seguinte. Depois de conciliados, Prometeu contou a Zeus o segredo que evitou o destino de seu pai e reinou eternamente.

Tétis - esposa de Oceano
Filha de Urano e Géia e esposa de Oceano. Uma das Nereidas, esposa de Peleu e mãe de Aquiles.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Sobre os Deuses, pontos fortes e fracos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» O Meio-Sangue Filho de dois deuses
» minha historinha sobre percy jackson
» A Ira dos Deuses-Online
» Novidades sobre o mortal Kombat 10
» ♦ Os Seguidores dos Deuses ♦

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Semi Deuses :: Informações-
Ir para: